sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Perdendo peso por conta própria

Depois de muitas tentativas em seguir as dietas das famosas, ou das revistas, uma coisa eu já sabia: EU NÃO CONSIGO SEGUIR DIETA RADICAL! Só não sabia o porquê... agora eu sei, mas isso eu explico melhor em breve. Vamos começar pelo princípio, rs.
Tudo começou com muitas pesquisas sobre como perder peso, com saúde, de forma a se manter os resultados depois. Ou seja, procurei por MUDANÇAS que eu pudesse adotar no meu dia-a-dia COM FACILIDADE, afinal, para incorporarmos novos hábitos é necessário que estes não baguncem a nossa rotina. Emagrecer e manter o peso não pode virar tortura, caso contrário, não se consegue manter a determinação de seguir a dieta, exercícios, etc.
Depois de ler muitos livros, revistas especializadas e páginas na internet, etc, sobre saúde, fitness, educação física e nutrição, entre outros temas, cheguei à conclusão que há muitos mitos sobre uma coisa que é muito mais simples do que se pensa: emagrecer (simples não quer dizer fácil, né?!).
A verdade VERDADEIRA é que não há outra forma de emagrecer a não ser o tão falado DÉFICIT CALÓRICO. O resto é balela (conversa pra boi dormir, como diria meu pai).
Depois de descobrir que NÃO HÁ REMÉDIO MIRACULOSO, a grande questão, para mim, era como gerar esse déficit comendo bem, pois eu gosto muitcho, rs.
E não é só isso! Quanto de déficit pode-se gerar por dia para emagrecer com saúde? Por que queremos perder GORDURA e não MÚSCULOS, certo? É isso mesmo! Dietas muito radicais podem levar a perda de massa magra, além da gordura, o que nos deixa menos "fofinhas" porém, flácidas.
NINGUÉM MERECE!!!
Sai pra lá, flacidez! Sai deste corpo que não te pertence! hehehe
Bom, para traçar uma trajetória, precisamos saber qual é o ponto de partida e o de chegada, certo?
Já sei onde quero chegar: aos 40 anos com 60 Kg, muita saúde, toda durinha, sem celulite e com um rosto que combine com o corpo, off corse.
Então, a primeira coisa que fiz foi procurar uma forma de conhecer meu ponto de partida, me avaliar fisicamente. Infelizmente, não tenho grana para pagar profissionais particulares para isso, então, o jeito foi marcar a consulta com o Clínico Geral (para DOIS meses depois, ainda bem que não é caso de morte, né?!), que solicitaria os exames básicos e me encaminharia para os outros profissionais (que me atenderiam...quando? SDS- Só Deus Sabe!). Enquanto isso, para não perder o pique e não sair fazendo loucura, procurei e encontrei alguns sites ótimos (outros nem tanto, são iscas para te empurrar algum produto, coooorra deles). Se você tem interesse, os que me serviram foram os seguintes:

Calculadora de Expectativa de Vida
Depois de preencher o questionário vc ficará sabendo sua expectativa de vida e o que poderá fazer para aumentá-la, também seu IMC - Índice de Massa Corporal, o intervalo saudável de IMC, faixa de peso ideal para o seu caso e em qual categoria você se enquadra, de acordo com seu IMC.

Calculadora de Percentual de Gordura Corporal (G%)
Serve para termos uma boa idéia de como estamos se a nossa gordura for bem distribuída (não tenhamos acúmulos desproporcionais em alguma área).

A minha primeira avaliação geral ficou assim:

Expectativa de vida: 61 anos (afffff.....)
Peso: 87Kg
Cintura: 93cm
IMC: 31,96
G%: 31,08

Como estou hoje?
Com algumas mudanças na minha rotina, hoje estou assim:
Expectativa de vida: 71 anos (eba!! 10 anos a mais...)
Peso: 77Kg
Cintura: 81cm (...\õ/...)
IMC: 28,28 (de Obesidade Grau I para Sobrepeso, nada mau! ;oD...)
G%: 26,54 (esse índice foi o que mais me deixou feliz...ai...ai....)

Esta mudança ocorreu de Julho para cá (03 meses), pois de janeiro até junho fiquei envolvida com uma neurocirurgia que meu bebê, Arthur, teve de fazer e hoje está ótimo, graças a Deus! Aliás, este episódio da vida só contribuiu para que eu quisesse dar a meu marido e meus filhos uma companheira e mãe muito mais saudável e feliz.
Mas, voltando ao assunto, o que aconteceu para alcançar este resultado vou contando aos poucos, pois as descobertas foram muitas, ok? E, depois, não vai parar por aqui. Ainda tenho mais 17 quilos pela frente. Vou dividindo com vocês, neste espaço, as minhas dificuldades e conquistas. Conto, também, com o apoio das pessoas mais experientes (ô meninas e meninos que já passaram por isso... dêem uma ajudinha, aí...rs).

E se vc, que está aqui, lendo este blog, anda infeliz com uns quilos a mais ou qualquer outra transformação que deseje fazer em sua vida: FAÇA SUA AVALIAÇÃO E COMECE AGORA A MELHORAR A SUA VIDA.

Toda grande transformação começa com um pequeno gesto que ganha corpo e consistência com o tempo e persistência no objetivo.

Se eu posso, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE!

Volto em breve com as outras descobertas e como consegui esta primeira conquista.

Beijos.

Um comentário:

  1. Oi Leda, tudo bem!
    Estou no caminho, como sempre, coisas aconteceram e engordei tudo de novo, mas uma nova luta recomeçou.
    Eu me perco, mas não desisto nunca.
    Esse blog que você acessou já é velhinho...
    Acessa esse aqui:
    http://clara-emagrecendo.blogspot.com
    Bjim

    ResponderExcluir